Curiosidades sobre o Absinto

Conhecido como Fada Verde, o Absinto é uma bebida que carrega várias lendas e mitos. Muito usada na Grécia antiga como medicamento, a erva (artemisia absinthium) embebida em vinho era recomendada para diversas doenças. Durante o Império Romano antes das corridas de biga, os competidores bebiam uma dose para lembrar que a “vitória tem o seu gosto amargo”.
Em 1972, o médico francês Pierre Ordinaire criou um elixir com absinto, anis, hissopo, melissa, coentro e outras ervas locais. A receita fez tanto sucesso que foi vendida e comercializada na Suíça. Foi uma explosão entre músicos, atores, artistas de rua, todos se embriagam de absinto na Europa.
O apelido Fada Verde representa um conceito de inspiração poética e iluminação artística. Para os grandes artistas da Belle Époque em Paris, o drink era uma forma de sair dos conceitos impostos pelo governo da época atingindo inovação artística.
Considerado um destilado e não um licor, o Absinto era classificado de três formas: Absinthe Suisse cuja graduação alcoólica variava de 68-72%, Demi-fine de 50-68% e Ordinaire que variava entre 45-50%. Ele é geralmente verde devido a clorofila das ervas, hoje em dia existem 50 marcas que produzem o elixir na França, Suíça, República Tcheca e Espanha.
Em 1915 a bebida foi proibida na França, mas em 1990 após quase um século de proibição, um produtor percebeu que não havia nenhuma lei britânica e o produto voltou a ser comercializado.
Drinks com Absinto:
- Uma dose de Absinto no copo
- Um torrão de açúcar na colher
- Fonte com água com gelo
Coloque um pouco de Absinto no torrão e coloque fogo. Derrame lentamente a água sobre o torrão.
- Absinto 1 dose
- Folhas de hortelã 6
- Soda limonada
Amasse as folhas com Absinto, coloque gelo e complete com a soda.
Autor(a) : Bella da Semana
Publicado em: 24/10/2022
Última atualização: 24/10/2022
1 comentários