Decanter: quando e por que utilizá-lo

Você pode até pensar que os decantadores são um item exclusivo para pessoas entendidas do assunto ou sommeliers, mas saiba que esse acessório pode elevar o nível do vinho e degustação. Existem diversos formatos de decanter, mas a finalidade sempre será a mesma: oxigenar a bebida com o ar para ressaltar os seus aromas.
Como foi criado o decanter?
Os romanos foram os pioneiros no trato do vinho e responsáveis pela fabricação do decanter que era feito apenas de barro. Após a queda do Império Romano, outros povos utilizavam ouro, prata e bronze, mas séculos depois, os britânicos deram novos formatos ao objeto, variando também o seu material.
Para que serve o decanter?
Utilizado para livrar um líquido de suas impurezas, o decanter separa os sedimentos, aumentando o contato com o oxigênio para mudar suas características. Assim, ele enaltece as notas aromáticas e gustativas mais importantes e presentes no vinho.
Quando e como devo usar um decanter de vinho?
É muito importante ressaltar que o decanter não deve ser utilizado em qualquer tipo de vinho. Em alguns casos pode prejudicar as características da bebida ou invés de ajudar, como nos vinhos brancos por exemplo - que são sensíveis à luz e oxigênio.
Passo a passo:
1 - Para começar o processo de decantação, a garrafa deve ser posicionada em vertical, pelo menos dois dias antes do consumo (assim os resíduos ficarão alojados ao fundo).
2 - Despeje vagarosamente o conteúdo da garrafa dentro do decanter. Realize o processo em local iluminado e use uma lanterna para observar melhor os sedimentos.
3 - Aguarde o tempo de decantação que pode variar de 10 a 15 minutos. Faça alguns movimentos circulares com o decanter, experimente a bebida para verificar se está no ponto perfeito.
Tempo ideal para decantar alguns tipos de vinhos:
Tintos leves: Zinfandel, Pinot Noir, tintos da Borgonha até 30 minutos.
Tintos médios: Cabernet Sauvignon, Merlot, Bordeaux, Côtes du Rhône entre uma e duas horas.
Tintos encorpados: Syrah, Sangiovese, Vinho do Porto, Brunello di Montalcino, Barolo três horas ou mais.
Dicas finais
Lembre-se que o vinho pode esquentar durante a decantação, para evitar, posicione o decanter sobre um balde com gelo. Antes de servir, você pode utilizar um termômetro de vinho verificando a temperatura ideal. Evite deixar na geladeira, esse processo pode interferir nos aromas e sabores da bebida.
Autor(a) : Bella da Semana
Publicado em: 26/09/2022
Última atualização: 29/01/2024
0 comentários