créditos: Reprodução

Minimalismo na prática funciona?

Há uma onda forte de minimalismo no ar. Mas nem todas as pessoas oscilam juntas e talvez algumas delas nem saibam o que é minimalismo na sua essência. O estilo clean surgiu no design inicialmente na Escola Bauhaus, uma escola alemã de design que ficou aberta de 1919 a 1933 e tinha como lema “a forma segue a função”, sendo a precursora do conhecido e aclamado “Less is more” (menos é mais).

Já que a moda e o design andam parelhos, é claro que o minimalismo ganhou as passarelas. E não somente pelo design, mas principalmente pela função, o grande rompante do minimalismo. E assim seguimos tentando cada vez mais diminuir nossos excessos, nossas peças de roupa nas prateleiras do guarda-roupa  e ganhando tempo no dia-a-dia agitado de trabalho e lazer.

Nós já conversamos aqui sobre guarda-roupa cápsula, um conceito bem vanguardista que as pessoas têm levado a sério, no qual você seleciona suas melhores peças, aquelas de melhor qualidade e que combinem entre si. E assim passa seus dias: combinando as mesmas roupas e adquirindo apenas o que é realmente necessário (o conceito diz que se uma peça entra, outra deve sair). Há diversos documentários sobre o assunto, que tem se tornado uma chance de adaptar alguns processos mais complicados para as pessoas, como armazenamento de bens materiais, excesso de comida, entre outros.

Ser minimalista não basta apenas na aparência, afinal é preciso seguir com seus conceitos. De nada adianta você querer encher o closet de novas peças todas as estações e se intitular um minimalista. Você precisa realmente desprender-se de diversos valores excessivos. E isso não inclui a estética ou design, e sim o exagero.

Se você parar para pensar, você utiliza quantas roupas do seu armário? Aquelas que estão sempre mais aparentes? Aquelas que você prefere? Você organiza seus looks com calma e sabe o que tem disponível? Respondendo algumas questões você pode chegar a uma boa análise do seu estilo e adotar ou não a tendência minimalista. Não é preciso usar apenas preto, branco e cinza. Dá pra ser colorido também, e ainda minimalista. Dá pra ter muito estilo e ainda minimalista!


Mariana Goulart


Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa Afiliados Área do parceiro Edições Imprensa Contato RSS

Preencha o endereço de e-mail utilizado no seu cadastro para receber sua senha