É tudo golpe então?

Ontem estava "passeando" nas redes sociais e achei uma repostagem que me pegou. E o melhor das repostagens são os comentários, vamos combinar. Agora estamos em um momento onde a respostagem é a bola da vez: um perfil busca conteúdos de pessoas aleatórias para viralizar e os seguidores começam a responder e consequentemente brigar defendendo seus idealismos.
Mas e a postagem que me pegou? Então, nessa repostagem um rapaz contava que uma mulher descobriu a traição do namorado porque ele enviou um emoji, um coração da cor laranja para ela, sendo que ele sempre mandava o vermelho. Depois de eu ter lido diversos comentários, incluindo de pessoas que achavam que a cor do coração tinha significado, descobri que era porque o rapaz havia enviado para alguém este coração alaranjado e quando respondeu a namorada, era o último emoji da galeria e mandou. Então a tal namorada foi atrás da história e achou traição. E olha que isso tudo estava em apenas um post! Com mais de cinco mil comentários!
Mas o golpe nesse caso é entreter as pessoas com conteúdo alheio e as prenderem na discussão. É ouro atualmente! As pessoas começaram a normalizar o golpe. De qualquer tipo. De dinheiro, de roubo, de traição, nas redes sociais. É tão comum que não é mais um tabu, bem pelo contrário, é alvo de discussão ao ponto da vítima levar a culpa! As falas como "se não tivesse no celular, estaria ocupado e não cairia em golpe nenhum!". No estilo daquelas atitudes como devolver uma carteira achada na rua com dinheiro dentro e ganhar mérito demais por isso, afinal deveria ser o normal, certo?
Confesso que estas repostagens de situações pessoais de traição me pegam! Porque eu fico chocada com as mentes pensantes envolvidas nos golpes que homens e mulheres articulam. Uma manobra radical na sociedade para ter amante ou simplesmente trair. E foi-se o tempo em que apenas as celebridades e famosos é que viravam notícia com suas traições, hoje basta ser algo compartilhável e interessante para o povo que cai na rede e viraliza.
E o quanto as traições estão cada vez mais ligadas aos golpes? E de uma forma positiva! Ou seja, é legal curtir, comentar e compartilhar essas destrezas e cada vez mais fomentar as traições e os golpes. Talvez porque virou corriqueiro. Talvez porque é divertido (claro, é a vida dos outros e não a nossa!). Talvez porque viraliza mesmo. O porque é um pouco irrelevante. A verdade é que ainda vamos nos deparar com muitos golpes e traições por aí. Afinal, são problemas que sempre tiveram no meio da sociedade, mas agora há meios de divulgá-los!
Autor(a) : Mariana Goulart
Publicado em: 27/11/2023
Última atualização: 06/03/2024
0 comentários