créditos: Reprodução

Planejamento é a alma do negócio!

Nem de maneira tão rígida, nem de maneira tão desinteressada, mas manter um planejamento para a vida é fundamental. Há pessoas que têm aversão a esta palavra, mas o planejamento se mostra fundamental quando precisamos de resultados.

Quando você sai da faculdade e almeja uma boa posição no mercado de trabalho, se planeja para um curso focado em resultados, pós-graduação ou ainda tem o foco de preparar uma ótima apresentação pessoal e do seu currículo para buscar um bom lugar de atuação profissional. Muitas vezes até aceita trabalhos com baixa remuneração (ou nenhuma) para ganhar experiência e ascender no futuro. O planejamento pode ser a curto prazo, no qual você logo consiga se posicionar, ajustando situações e limitando outras. Nem sempre este planejamento sai como o esperado, mas convenhamos que é mais fácil seguir um planejamento em qualquer área da sua vida do que viver sem nenhuma noção do que irá acontecer no futuro.

Há profissionais que atuam na área de planejamento, organizando diversos fatores como finanças, carreira, mídia social, marketing pessoal, entre outros. Ideal para quem realmente tem problemas em organizar a vida em qualquer aspecto, até mesmo pessoal, o coaching pode dar um auxílio completo e focado em resultados. Basta listar suas expectativas, suas metas e seguir um plano. Difícil alcançar metas e tarefas? Quase sempre é! Porém, seguir um planejamento é mais confortável e eficiente, tendo um resultado como foco.

Você pode planejar a troca do carro, a reforma do apartamento, a chegada de um bebê. Pode parecer um pouco estranho o planejamento pessoal, quando as metas estão relacionadas fora do âmbito profissional ou financeiro. Mas um levantamento básico, por exemplo, dos custos que você teria para ter o seu primeiro filho pode ajudar em muitas questões, como por exemplo, a escolha de um plano de saúde familiar, reorganizar os cômodos da sua casa, etc. Internamente a maioria das pessoas faz isso, elas apenas não saem por aí divulgando!

É só pensar assim: quando você quer fazer por uma viagem, comece a economizar. Corte gastos, deixe os almoços sofisticados esquecidos por um tempo, troque alguns produtos de valor mais elevado por outros mais acessíveis. No final, você viaja, aproveita a aventura e depois volta à sua vida normal. Em outras áreas você fará o mesmo, com o foco em um resultado. Tem quem planeje sua alimentação semanal em um cardápio extremamente organizado, quem planeje o desejo de um filho em alguns anos, o casamento tão sonhado com a namorada. Anota aí: planejar meus próximos passos para chegar perto do meu objetivo!


Mariana Goulart


Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa Afiliados Área do parceiro Edições Imprensa Contato RSS

Preencha o endereço de e-mail utilizado no seu cadastro para receber sua senha