créditos: Divulgação

Como sair da zona de conforto

Você sabe o que é a zona de conforto? Em algum momento você já deve ter ouvido essa expressão. A zona de conforto é uma série de comportamos que adotamos com frequência, pelo simples motivo que nos sentimos "mais confortáveis" com essas atitudes, mesmo que elas sejam desfavoráveis a nossos propósitos. Um exemplo disso são as pessoas acomodadas em suas rotinas, que apesar de definir objetivos, ou não se sentir bem com determinada situação, não se arriscam para melhorar nada e aceitam tudo como está.

Sabe aquela pessoa que já trabalha na mesma empresa há um certo tempo, reclama de tudo e continua lá, mesmo insatisfeito? Então, essa pessoa está na zona de conforto. E se você se identificou com essa descrição, é bem provável que você também esteja. Outro exemplo de pessoa em sua zona de conforto é aquele cara que tem vontade de conhecer mulheres interessantes para se relacionar, mas não faz nada à respeito.

Entretanto, é válido ressaltar que quem se restringe a zona de conforto, acaba perdendo diversas oportunidades na vida pessoal e profissional. Então separamos algumas dicas que vão te ajudar a sair de sua zona de conforto e conquistar os seus objetivos. Continue leitura.


Motivos para sair da zona de conforto:

Já citamos dois bons motivos acima, mas vamos explicar mais detalhadamente neste tópico por que você deve sair da sua zona de conforto:

Primeiro, é importante destacar que a zona de conforto representa uma barreira psicológica que nos impede de encarar desafios com os quais não estamos habituados. Basicamente, ficar na zona de conforto representa que você terá uma curva de aprendizado reduzida, independente da área, seja pessoal ou profissional.

É como se houvesse uma voz que fala na sua cabeça: "É arriscado demais.. Você não é capaz.. É difícil.. Isso não é pra você..”

Entretanto, deve-se ter consciência que segurança é uma ilusão, e as pessoas bem sucedidas sabem disso.

Quando você sai da sua zona de conforto, você se permite tentar o novo, e isso vai te levar a realizar coisas incríveis. É possível estar completamente satisfeito com o trabalho, com a saúde, com a companhia, com os amigos, enfim, com toda a sua vida. Tudo depende única e exclusivamente de você.

Mas fato é que se você quer chegar onde a maioria não chega, vai ter que fazer coisas que a maioria não faz.


Nem todo mundo é igual

A extensão do bloqueio criado pela zona de conforto varia de pessoa para pessoa, e cada um lida com a sua zona de conforto de forma diferente. Algumas pessoas têm muita facilidade para falar em público, mas entram em pânico só de pensar em abordar alguém com quem deseja se relacionar. Outros se desesperam ao ter que falar com um grupo pequeno de pessoas.

Mas calma, se você está nesta situação, saiba que nem tudo está perdido. A boa notícia é que você tem o poder, e mais que isso, a responsabilidade de sair de sua zona de conforto na busca pelos seus objetivos.

Até atingir a idade adulta, o desenvolvimento da nossa zona de conforto é muito influenciado pelos nossos pais, parentes e também por pessoas próximas. Quando você começa a se tornar mais independente, você se torna "arquiteto" da sua vida e o único responsável por alcançar seus objetivos e garantir sua felicidade.


Como superar a zona de conforto

O primeiro passo para sair da zona de conforto é: realizar uma avaliação geral da sua vida. Identifique com que áreas você está satisfeito, e onde ainda há espaço para melhorias. Se vier a sua mente algo que você não faz, mas gostaria de fazer, este é um bom começo.

Depois de mapear todos os pontos, é só partir para ação. Você vai notar que, ao sair de sua zona de conforto, se sentirá realizado e isso vai fazer com que você se sinta ainda mais confiante. Além disso, você terá um sentimento de realização toda a vez que sair de sua zona de conforto, e isso vai te motivar a ir mais longe e explorar todo o seu potencial em busca do sucesso.

Sair da zona de conforto não é tarefa fácil, mas quando você conseguir, sentirá uma euforia por alcançar esse objetivo e você terá um sentimento de satisfação toda vez que conseguir superá-la.

Ao sair de sua zona de conforto fará bem tanto para sua vida pessoal quanto profissional, e este pode ser o gatilho que falta para tirar seus projetos do papel e materializá-los.

Alguns efeitos de superar a zona de conforto são: satisfação pessoal, qualidade de vida, superação de limites, desenvolvimento de novas habilidades e novas perspectivas sobre o mundo que lhe cerca.


Algumas dicas para te ajudar:


Capacidade de iniciativa

A primeira dica é sobre uma capacidade que diferencia as pessoas de sucesso em qualquer área. Ter iniciativa é essencial para qualquer pessoa que deseje evoluir, tanto na vida pessoal quanto profissional. Não tenha medo de expor aquela ideia que você já tem há algum tempo, mas não tem coragem de propor por medo de rejeição, ou pelo simples medo de mudanças.


Faça alguma coisa que você deseja mais nunca fez

Este ponto está diretamente relacionado ao tópico anterior. Fazer coisas diferentes do que estamos habituados requer iniciativa, mas impulsiona o desenvolvimento de nossas habilidades atuais, além de revelar nova habilidades que até então desconhecemos.

Você pode começar com tarefas simples, como aprender a tocar aquele instrumento que você sempre teve vontade, aprender um novo idioma, praticar exercícios, escrever para um blog ou até mesmo um livro.

É importante ressaltar que este deve ser um comportamento contínuo. Tente algo novo pelo uma vez ao mês.


Desconecte-se por uma semana

Esqueça a TV e as mídias sociais por uma semana e utilize este tempo para focar em aprender algo novo, ler um livro, colocar um projeto em prática, ou até mesmo encontrar aquele amigo que você não vê há muito tempo. É hora de fazer aquilo que você sabe que precisa ser feito, mas fica só adiando.

Estas são apenas algumas dicas para te ajudar a sair da zona de conforto, mas tudo depende de sua determinação. A tarefa não é fácil, mas posso te garantir que vale a pena.


Luiz Filipe de Melo


Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa Afiliados Área do parceiro Edições Imprensa Contato RSS

Preencha o endereço de e-mail utilizado no seu cadastro para receber sua senha