créditos: Bella da Semana

Como treinar mais motivado

Definir metas claras e contar com profissional para te auxiliar são algumas sugestões que podem te dar ainda mais motivação durante o treino

Algumas pessoas acreditam que os resultados de uma academia vem a curto prazo, e que tem pique para acompanhar quem já pratica exercícios a mais tempo, sem qualquer dificuldade. Só que de repente aquela motivação de levantar da cama e cair de cara no treino desaparece. Algumas pessoas dizem que deixam de sentir prazer ao se exercitar e passam a encarar a academia como uma sessão de tortura.

Mas não se preocupe, se enquadra nessa descrição pois você não está sozinho. E pode ser mais fácil de resolver do que parece. Se você se identificou, continue lendo este post, pois separamos algumas dicas que podem te ajudar.


Defina metas claras

Ter objetivos claros e bem definidos é muito importante para evitar uma frustração. Então decida qual é seu objetivo, por exemplo: perder peso, criar músculos ou mesmo cuidar da saúde. Se você não definir um objetivo claro, é bem provável que você vá se desmotivar fácil. Afinal, se você não tem objetivos que deseja alcançar, consequentemente, aquela atividade vai começar a parecer uma perda de tempo para você.


Foque nos resultados

Use cada nova conquista e cada objetivo alcançado como fator de motivação, e com isso ganhe força e vá ainda mais longe. Anote todas as suas conquistas, desde quantos quilos perdeu e até quantos levantou. Se desafie, e a cada conquista que você alcançar, defina um novo objetivo e não pare até chegar lá. Quando você se der por conta que está mais próximo de concluir aquilo que você se propôs ficará mais animado, e esse fator motivacional vai te fazer continuar e não desistir.


Encontre suas referências

É normal que as pessoas criem referências dos objetivos que desejam alcançar. Eles servem como uma referência, apontando na direção de como queremos chegar e para ficar mais claro, podemos até chamar eles de ídolos. Encontre alguém que sirva de referência para seu objetivo, e inspire-se nele. Não esqueça que também não foi fácil para ele chegar lá, e se ele chegou foi porque não desistiu.


Varie seus treinos

É normal que uma atividade repetitiva feita por um longo período de tempo se torna tediosa, mas existe uma maneira de contornar essa situação. Se você acha que seu treino ficou monótono, converse com seu personal (se tiver) e varie sua rotina de exercícios. Procurar novos exercícios e variar entre eles com uma frequência moderada pode garantir que você não se desmotive.


Saiba controlar seu tempo

Tudo em excesso faz mal e aqui não é diferente. Se você se tornar um rato de academia e começar a dedicar todo o tempo livre para seus treinos, é praticamente certo que vai acabar se desmotivando. Por vezes, é necessário parar para recuperar as forças e voltar com as baterias recarregadas.


Aprenda a se recompensar

Não é fácil colocar essa técnica em prática. Será necessário muito auto-controle e resiliência. Mas basicamente, consiste em estabelecer “objetivos e recompensas” para sí mesmo. Se você quer comer em um lugar especial, estabeleça uma meta para se recompensar por isso, como por exemplo: não faltar a academia durante o mês e somente após isso dar-se a este luxo.


Estude

Essa é mais uma regra que vale para tudo na vida, se você quer ter um melhor desempenho em qualquer atividade, estude. Na academia não é diferente. Busque novas informações sobre seus treinos, e como tornar sua rotina de exercícios ainda mais produtiva e eficiente. Converse com profissionais da área, e pessoas que praticam exercícios a mais tempo que você. Eles vão ser de grande ajuda, e podem dar conselhos muito valiosos. Logo você vai ver suas atividade, e até mesmo a própria academia com outros olhos.  


Encontre um parceiro de treino

Ter um amigo ou uma amiga para completar a rotina de exercícios junto com você pode ajudar muito na sua motivação. Você vai se sentir muito mais a vontade se tiver alguém com quem possa conversar e trocar ideias durante os treinos.


Escolha suas músicas favoritas e crie uma playlist

Você sabe como a música certa pode ser uma motivação em tanto, não é mesmo? Não é a toa que grande parte das academias toca músicas de um ritmo alucinante para incentivar as pessoas, mas o problema é que cada um tem um gosto diferente e aquela pode não ser a música certa para motivar você. Então, encontre o seu ritmo, escolha suas faixas e teste se elas realmente vão funcionar. Sempre teste novas músicas, e atualize sua playlist com frequência.


Se nada até aqui funcionou, procure ajuda profissional

Contar com um personal trainer pode ser o que está faltando para dar um gás um seu treino. Esses profissionais são preparados para ajudar no que for necessário, e vão encontrar o fator certo para te motivar. Se ainda assim você sentir que não está motivado, repense se este é o momento certo para essa investida. Que tal pensar em encontrar uma atividade nova? Existem milhares de opções.


Bella Club


Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa Afiliados Área do parceiro Edições Imprensa Contato RSS

Preencha o endereço de e-mail utilizado no seu cadastro para receber sua senha