créditos: Reprodução

Achar não é saber

"Achar não é saber." - Peter Mix


Tomar decisões nunca é um processo fácil, independente se são relacionadas à sua vida pessoal ou profissional, pois se deve levar em consideração uma série de fatores e informações. Ou pelo menos, é o que acredito que todos deveríamos fazer.

Tomar qualquer decisão com base no "chutômetro" não é só imprudente como também é perigoso, uma vez que muitas decisões, por mais simples que possam parecer, são capazes de trazer consequências desastrosas se não analisar corretamente a situação. Um exemplo é o nível de inadimplência que só cresce, porque muitos "acharam" que o dinheiro de seus salários daria para pagar a prestação do carro zero e/ou do apartamento novo, e se comprometeram com dívidas altas e de longo prazo sem qualquer segurança financeira.

Muitos empreenderam em um negócio próprio sem sequer analisar o cenário de mercado, achando que seria muito bom e agora acabaram cheios de problemas tanto nos negócios quanto em suas vidas pessoais.

Eu poderia passar o dia citando exemplos de decisões baseadas no "achismo" que acabaram dando errado (e muito errado!), mas acho mais saudável exemplificar como criar um plano de ação para tomar decisões assertivas.

Primeiro analise todas as possibilidades sobre a ação que será tomada. Por vezes, existem alternativas e jeitos melhores, mais rápidos ou fáceis de se chegar onde quer com um risco menor do que sua primeira ideia.

Planeje, orce, avalie, e só depois tome a decisão.


Aleksandar Mandic


Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa Afiliados Área do parceiro Edições Imprensa Contato RSS

Preencha o endereço de e-mail utilizado no seu cadastro para receber sua senha