créditos: Imagens: Sava Marinkovic

Melhores tipos de vinho para ceia de natal

Está chegando a hora. Mais um ano se finda, e com isso, chega o momento de festas, e da tão esperada ceia de natal. Com isso começa também toda aquela correria, um frenesi toma conta das ruas e a vontade de festejar já está no ar. Nessa época tudo fica mais decorado, e consequentemente mais bonito.

E para não estragar o momento, é bom escolher os vinhos certos para sua ceia. Por isso é bom estar atento, e estudar bastante para não errar na escolha.

Essa sem dúvidas é a melhor época do ano para reunir a família e os amigos ao redor da mesa (que será o centro das atenções). É claro que cada região tem tradições diferentes, assim como cada família.

E por isso decidimos não engessar o conteúdo, e ao invés de uma lista com regras e sugestões de pratos e tipos de vinhos, vamos listar o motivo pelo qual cada combinação acontece. Afinal se você entender isso, poderá montar suas próprias combinações.

 

Harmonização de vinhos: Como funciona?

Para harmonizar vinhos e alimentos é necessários estudar os pratos e os rótulos mais adequados a fim de otimizar a experiência da refeição.

Em diversas culturas a vinificação é tradição, e a gastronomia teve que evoluir junto neste cenário. Dessa forma, ao invés do que costumamos ver, a culinária se adaptou aos vinhos locais.

A harmonização é uma arte moderna, que atualmente fomenta uma indústria de mídia, que visa otimizar a experiência através de diretrizes sobre como combinar alimentos à opções de bebidas. Na indústria gastronômica, os sommeliers estão frequentemente atualizados para fazer as melhores recomendações.

 

Quais são os melhores tipos de vinhos para servir no Natal?

 

1. Tintos secos de médio corpo

Os vinhos secos tem como característica o baixo nível de açúcar em sua composição, e geralmente, são produzidos a partir de uvas nobres - Cabernet Franc, Merlot, Cabernet Sauvignon, são alguns exemplo. Entretanto nem todos os rótulos produzidos destas castas são ideais para harmonizar com os pratos natalinos.

As melhores opções são aquelas não muito encorpadas para equilibrar perfeitamente com o banquete desta festividade. Busque um vinho mais encorpado, com taninos macios e sedosos, isso vai facilitar a harmonização quando há mais de um prato a mesa.

 

2. Brancos e rosés

Como as carnes suínas — pernil, tender e lombo — são, tecnicamente, carnes brancas com médio e baixo percentual de gordura, seu sabor é mais delicado. Para combinar com pratos assim, é necessário escolher uma bebida especial para equilibrar esse teor de lipídios. Uma boa pedida é um vinho branco com corpo médio e com boa acidez.

Outro tipo de vinho que pode acompanhar esse momento são os rosés. Geralmente, essas opções harmonizam bem com risotos e carnes brancas — aqui a dica é encontrar um suave e levemente frisante, pode ser feito a partir do corte de Moscato, Malvasia e/ou Merlot, com notas acentuadas de frutas frescas.

 

3. Espumantes

Quando passa a meia-noite e a troca de presentes já aconteceu — ou está prestes a acontecer —, o mais importante é realizar um brinde cheio de elegância e de felicidade. E, claro, a bebida mais recomendada e apropriada para este belo momento são os espumantes.

Já que a celebração é o principal, prefira um rótulo que enaltece a ocasião. Uma boa ideia é investir em um espumante elaborado a partir da assemblage de Chardonnay e Pinot Noir, que proporcione um buquê sofisticado e elegante, a exemplo de amêndoas e castanhas.

Este tipo de vinho harmoniza muito bem com frutos do mar, e o objetivo deve ser simplesmente comemorar a data festiva. Brinde bastante e aprecie o momento com seus entes queridos.

E não esqueça: independentemente da sua região e das tradições que você e sua família seguem, esperamos que o seu Natal e as suas festas de fim de ano sejam cheias de paz, harmonia e, claro, muito vinho!

Compartilhe este post nas redes sociais e deixe sua opinião nos comentários!


Luiz Filipe de Melo


Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa Afiliados Área do parceiro Edições Imprensa Contato RSS

Preencha o endereço de e-mail utilizado no seu cadastro para receber sua senha