Com objetivo de ser mais rápido que o ATR, o novo avião da Embraer surpreende pelo design arrojado.
A fabricante brasileira está preparada para mostrar seus diferenciais e competir com dois consagrados turboélices. Ainda sem nome oficial, o novo avião da Embraer foi apelidado de TPNG (Turboélice de Nova Geração, em inglês). Com design surpreendente, a novidade apresenta motores na parte traseira que tracionam assim como os turboélices com propulsão nas asas.
Os planos são de ao menos dois modelos com 70 e 90 assentos, para cobrir no mercado o canadense DHC-8-400 (antigo Bombardier Q400) e o francês ATR72. Em entrevista a Jon Ostrower, do site ‘The Air Current’, Rodrigo Souza e Silva, vice-presidente de Marketing da Embraer, deu mais detalhes de como o plano de trazer turboélices maiores foi aceito no mercado.
“Depois do pior período da crise da Covid, quando ninguém queria ver nossa cara, o mercado americano foi o primeiro a dar sinais de recuperação, então tivemos a oportunidade de falar com as companhias aéreas de novo. E com isso tivemos uma mudança na aceitação do turboélice, mostrando ser algo viável no mercado americano”, disse o executivo. “De qualquer modo, esse será um desafio para a Embraer, que poderá ganhar espaço se apresentar uma aeronave que ajude as empresas (e passageiros) a reduzirem custos”, avaliou Carlos Martins, piloto de avião e editor-chefe no Aeroin.
“O avião terá um pouco mais de 800 nm (1.841 km) de alcance, mas será otimizado para voos entre 250 nm e 300 nm (faixa de 500 km), mais rápido que um ATR, mas não tão rápido quanto um Q400”, disse o vice-presidente de Marketing da Embraer.
Quando se trata de velocidade, o avião da Embraer seria de 300 a 600 nós comparado a um cruzeiro, oferecendo 15% a 20% adicionais de economia em comparação com o ATR.
Sua entrega está prevista para 2027 e 2028, a Embraer parece apostar no modelo da Azul, com mix de ATRs e jatos maiores E195-E1/E2 para voos regionais.
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