Saiba mais sobre a 'nova psicologia do sucesso' e como ele pode te auxiliar a tomar decisões melhores em todas as áreas da sua vida.


Mindset. Essa palavra tem se tornado cada vez mais comum, e talvez você já tenha ouvido naquela reunião com seu chefe ou lido em algum site de empreendedorismo, mas ainda não saiba de sua importância para sua vida, tanto pessoal quanto profissional. Em termos literais, mindset é uma programação mental, basicamente seu modo de pensar que influencia a forma como você encara o mundo, além de suas decisões, atitudes e, consequentemente, os resultados que você obtém em todas as áreas da sua vida.

A psicóloga Carol S. Dweck, professora de Psicologia na Universidade de Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação foi a criadora deste termo. Ela é também escritora, autora de livros como: "Mindset: The new psychology of success" e "Mindset: How you can fulfill your potential", nos quais ela esmiúça toda sua teoria sobre como nossa programação mental está diretamente relacionada com nossas ações no dia-a-dia e como é possível nos re-programarmos quando os resultados obtidos não são os desejados.

E aí, ficou interessado? Então continue lendo, pois vamos explorar um pouco mais o conceito de mindset e explicar como é possível mudar sua própria "programação mental" para adotar novas atitudes e alcançar resultados ainda melhores.


EXISTEM DOIS TIPOS DE MINDSET:


Após dedicar anos de pesquisas sobre o assunto e realizar estudos com centenas de pessoas para definir suas programações mentais, Carol chegou à conclusão que os mindsets podem ser divididos em apenas duas categorias: o fixo e o progressivo.

O indivíduo que possui um mindset fixo acredita não ser possível aprender novas habilidades ou adquirir novas capacidades. É um modelo mental "negativo" e, por isso, é considerado mais prejudicial. Quem possui este mindset costuma preferir sua zona de conforto e impõe obstáculos às novas oportunidades que surgem.

Já o mindset mais positivo é o progressivo, também chamado de mindset de crescimento. O indivíduo que possui esta programação mental acredita ser possível desenvolver suas habilidades com paciência e esforço, evoluindo constantemente.

Estes dois mindsets podem ser facilmente encontrados em qualquer ambiente de trabalho. Basta observar quem são os profissionais que estão sempre procurando se manter atualizados com novos aprendizados e experiências (progressivos) e quais preferem manter-se em suas atividades cotidianas e não se arriscar (fixos). Agora um desafio: Adivinhe qual deles terá mais facilidade em alcançar cargos maiores?

Você já deve ter percebido até aqui que o mindset progressivo é mais benéfico tanto para tanto pessoal quanto profissionalmente. Estar aberto a mudar, aprender e crescer é importante para qualquer indivíduo - principalmente quando você faz parte de uma organização, onde você é avaliado constantemente por seu desempenho e sua carreira depende da tão desejada promoção após seu trabalho árduo ter sido reconhecido por seu superior.

Se observar cuidadosamente, as pessoas que hoje ocupam grandes cargos de liderança em empresas importantes - Bill Gates (um leitor voraz de todos os assuntos) por exemplo -  possui um mindset progressivo - estão sempre abertos a novidades e buscam aperfeiçoar tanto suas próprias capacidades quanto a de sua equipe. Já os indivíduos de mindset fixo contentam-se com a posição que ocupam atualmente e dificilmente farão algo para conquistar novas posições.


COMO MUDAR MEU MINDSET?


Se você concluiu que seu mindset faz mais o tipo fixo e você não está satisfeito com seus resultados, não se desespere. Muito já se fala hoje em dia sobre "coaching de mindset", um treinamento para, aos poucos, conseguir mudar sua programação mental - a isso dá-se o nome "mindshift" - até que ela fique como você deseja. Uns dos maiores especialistas em desenvolvimento pessoal do mundo, Anthony Robbins, desenvolveu sete passos para mudar seu mindset. Confira:


1º PASSO: CLAREZA

Tenha clareza e saiba reconhecer onde você está neste momento.


2º PASSO: CERTEZA

A partir da clareza, estabeleça em sua mente a certeza de querer mudar.


3º PASSO: ANIMAÇÃO

Após ter certeza de que quer e é possível mudar, anime-se por saber onde pode chegar.


4º PASSO: FOCO

Defina metas para alcançar os resultados que deseja e decida um prazo para alcançá-los.


5º PASSO: COMPROMETIMENTO

Com um foco já definido, comece a dedicar-se à mudança. Faça disso uma obrigação.


6º PASSO: MOMENTUM

Defina ações para a realização do objetivo que deseja alcançar, não dê passos em falso.


7º PASSO: SMART

Seja "smart" (esperto, em inglês), defina passos que sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis e tangíveis.

Fonte: AreaH


Comentários

Deixe seu comentário


Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa Afiliados Área do parceiro Edições Imprensa Contato RSS

Preencha o endereço de e-mail utilizado no seu cadastro para receber sua senha