Aposte em modalidades outdoor
créditos: Pixabay

Aposte em modalidades outdoor

O ser humano é movido a novas aventuras e desafios, portanto é hora de fugir do lugar comum e se aventurar em novas modalidades ao ar livre. Vamos juntos conhecer um pouco mais sobre três esportes que podem facilmente ser praticados em contato direto com o que nosso País tem de mais bonito: a natureza.

Nosso solo é riquíssimo em belezas naturais, somos abençoados por paisagens de tirar o fôlego e que podem nos proporcionar inúmeras atividades em contato direto com a natureza, trazendo não só saúde, mas também gerando bem-estar e paz interior - algo que procuramos nos dias de hoje como forma de fugir da tensão e do stress de dias corridos e de muito trabalho.

 

Canoagem

A canoagem tem conquistado inúmeros adeptos, principalmente depois do triunfo da seleção brasileira nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, porém o esporte é bem antigo e faz parte das Olimpíadas desde 1936.

Em contato direto com a natureza, este esporte pode ser praticado de várias formas e em diversos locais, abrangendo desde competições de velocidade com manobras, até passeios por corredeiras e com diferentes tipos de barcos.

O grande diferencial é que a canoagem pode facilmente ser praticada em lagos, mares, pequenos e grandes rios, sendo assim uma opção fácil para a sua prática.

Os benefícios vão desde a melhora da postura; já que, para se equilibrar no barco, é preciso muita força de abdômen e uma postura ereta para um melhor equilíbrio; até o enorme gasto calórico gerado pelas fortes e contínuas remadas. Sem dúvidas, remar pode ser uma excelente opção para um contato direto com a natureza.

Vale lembrar que, antes de pensar em adrenalina e gasto calórico, é preciso garantir a segurança durante a prática da canoagem. Sempre use coletes salva-vidas e capacetes.

 

Escalada

Subir pelas paredes feito o Homem-Aranha é, sem dúvidas, o desejo de muitos homens – especialmente os que, quando crianças, assistiam desenhos e filmes do super-herói.

Para os que sempre pensaram em arriscar um tempinho praticando a escalada, uma boa forma de iniciar a prática do esporte é tentar a escalada em rocha ou a escalada indoor.

Próximo a cidades serranas a prática da modalidade já é bem comum. Esportistas passam o final de semana desbravando e buscando novas rotas de escalada e o contato direto com a natureza faz do esporte um grande aliado para aqueles que procuram sair da rotina estressante do dia a dia.

Mas cuidado! Para escalar é preciso técnica e, acima de tudo, muita paciência. Os movimentos devem ser controlados e sempre bem pensados, fatores que fazem da prática uma excelente terapia para aqueles que precisam desacelerar.

Outro beneficio da escalada é que a prática exige muita força de pernas e braços, além de muita flexibilidade, tornando a modalidade uma ótima opção para aqueles que buscam um treino diferente.

Obviamente, como em todos os esportes radicais, alguns itens de segurança são obrigatórios e essenciais para uma boa escalada. Entre eles estão, por exemplo, uma sapatilha específica, que auxilia na aderência do atleta sobre as rochas.

Já para subir, seja na rocha natural ou na artificial (aquela montada em academias), o praticante deve usar um cinto de segurança - exceto na modalidade Boulder, quando se escala sem a ajuda de cadeirinhas e cordas. O saquinho com magnésio também é de suma importância, uma vez que o pó ajuda a manter as mãos secas, contribuindo para sua aderência sobre a superfície.

No Brasil já existem inúmeras academias e ginásios de escalada indoor onde o praticante pode iniciar suas primeiras subidas artificiais antes de partir para paredões ao ar livre.

 

Corrida de Trilha

A corrida é um dos esportes que mais crescem no País e no mundo e, com essa demanda aumentando, a cada dia começam a surgir novas opções para aqueles que procuram variações de treino.

As modalidade de cross - corrida em estradas de chão batido; e corridas de trilha e montanha, fazem parte da nova febre mundial, levando muita gente do asfalto. Tem muita gente saindo por aí para se aventurar por novos caminhos, se superando a cada evento. Afinal, correr em trilhas fechadas, subir morros e atravessar riachos é diferente e instigante, o que faz dessa modalidade algo indescritível para aqueles que gostam de superação

Estar em contato com a natureza é a primeira coisa que vem à cabeça quando pensamos em corridas de trilha, e esse contato direto pode render benefícios que vão muito além dos já conhecidos, como perda de peso, ganho de autoestima e condicionamento.

Correr por entre matas, rios e belas paisagens pode trazer uma sensação de paz e bem-estar que logo irá gerar uma incrível sensação de alegria. O ar puro que se respira nesses ambientes é outra grande vantagem de sair da monotonia do asfalto, das cidades ou da esteira da academia.

Para a prática da atividade, os equipamentos podem ser os mesmos daqueles usados nas corridas urbanas, porém com o grande número de novos adeptos as empresas já estão de olho nesse mercado promissor. Há tênis específicos para trilhas (mais resistentes e com solado diferente), mochilas de hidratação específicas, entre outros acessórios.

 

Gostou das novas ideias? Talvez agora seja a hora de você mudar um pouco seus hábitos. Calce o tênis, compre o remo e o barco, suba pelas montanhas e rochas. Não importa qual esporte irá escolher, o importante é se aventurar em novas descobertas e aproveitar ao máximo os benefícios que o esporte ao ar livre irá lhe proporcionar. Boa aventura a todos!

 

Ygor Bueno Barbosa



Sobre o Bella Politica de Privacidade Programa afiliados Área do parceiro Publicidade Imprensa Contato RSS