E se ela te traísse com outra mulher?
créditos: Pixabay

E se ela te traísse com outra mulher?

Um homem maduro, casado há 10 anos, pai de dois meninos, chega ao meu consultório, após sentir sua esposa fria e distante, com a bombástica notícia: ela estava tendo um caso.

E não com outro homem, mas com uma mulher.

O sentimento por ele descrito era dúbio: tentava decidir-se se aquela era, ou não, uma traição e se, com isso, permaneceriam juntos.

Por um lado, ser derrotado amorosamente por outro homem, ele dizia, pode ser a pior opção. Mas ser preterido por alguém que não tem um pênis causa perplexidade.

Ele estava apavorado. O que fazer? Como reagir?

 

TRAIÇÃO COM HOMEM VS MULHER
Um estudo realizado no Texas, Estados Unidos, provou algo notório antes mesmo de qualquer conclusão científica: os homens aceitam melhor uma traição se “o outro” for uma mulher.

O levantamento, publicado no periódico “Personality and Individual Differences”, mostrou que 50% dos pesquisados perdoariam uma traição homossexual, enquanto que apenas 22% fariam o mesmo se o terceiro personagem da trama fosse um homem.

A resposta a esta pesquisa talvez esteja no fato de que, entre as mulheres, são socialmente mais aceitas as demonstrações de carinho que entre os homens. A elas é permitido, desde pequenas, tocar, beijar, cuidar e acompanhar as amigas no banheiro.

A homossexualidade feminina é inclusive declarada pelos homens como parte de sua fantasia erótica ao assistir a duas mulheres fazendo sexo.

Para a psicóloga Jaime Confer, autora da pesquisa citada, os homens encaram uma relação com outro homem como traição pois ali há um rival capaz de colocar em questão a sua virilidade.

Já o relacionamento entre duas mulheres alimenta a fantasia de poder, quem sabe, “acasalar com ambas ao mesmo tempo”, e por isso não é visto como infidelidade.

Na conclusão da pesquisadora temos que, ao homem, ser trocado por uma mulher poderia não ser considerado traição visto que sua virilidade não foi questionada ou comparada.

 

PARCERIA E COMPANHEIRISMO
Porém, testemunhando o sofrimento de meu paciente em meio aos seus devaneios, reitero que apesar de não haver “troca peniana”, algo frágil deste relacionamento é deflagrado.

O que sua mulher estaria procurando em outra?

Para a antropóloga Mirian Goldenberg, o que muitas mulheres heterossexuais buscam em um relacionamento homo afetivo é a parceria e a amizade. Não o sexo, como muitos homens fantasiam, mas sim o companheirismo.

E isso, caro hombre, é a representação máxima de que há que se atentar ao seu relacionamento, e refletir o que nele está faltando.

Meu paciente precisou que sua mulher se encantasse pela promessa de uma relação com outra mulher para entender que de nada o pênis vale se junto a ele não vier o bônus do carinho, da atenção e da parceria.

El Hombre

Patrícia Vaz



Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa afiliados Área do parceiro Publicidade Imprensa Contato RSS