Tunísia: inspiração mediterrânea
créditos: Dollar Photo Club

Tunísia: inspiração mediterrânea

Berço da mítica Cártago, esta região é uma das mais belas de Magreb. Embora quase metade de seu território seja formada por desertos, a Tunísia abriga locais idílicos, indo da praia à montanha. Os visitantes podem se sentir seguros, uma vez que o país é, tradicionalmente, um dos pioneiros na oferta turística no continente africano.



Os dois lados da cidade de Túnis
De um lado, a cidade moderna. De outro, um lugar com sabor antigo e eterno. A primeira, com ruas retilíneas rodeadas por mansões e prédios públicos, correios, estações de trem, edifícios administrativos, comércio etc. A decoração por si é ostensiva e a arquitetura, eclética. Há prédios construídos no estilo Art Nouveou, como o Teatro Municipal, na rua principal – a Avenida Bourguiba. É um dos quatro teatros construídos no mundo com este estilo.

O mercado central é cheio de vida! Aberto desde cedinho, fecha às 13h ou 14h. Passear por lá, além de agradável, é apetitoso. Há verduras, frutas e peixes em abundância. Em volta, há pequenas barracas e grandes lojas que vendem todo o tipo de comida: cereais, frutas secas, salgados, azeitonas, queijos...

Na Avenida Bourguiba, no completo das palmeiras, junto ao Teatro Municipal, está o grande armazém da Sociedade de Comercialização de Produtos Artesanais (SOCOPA). Ali é possível encontrar todos os artesanatos produzidos por moradores de diversas regiões do país: tecidos de todos os tipos, vestidos tradicionais femininos e masculinos, joias, objetos de prata, jarras de cobre, móveis, bibelôs, "kilims", "mergoums", tapetes...

Partindo para o lado mais tradicional, Túnis é considerada por unanimidade a cidade mais bonita dos países de Magreb. A mesquita Jamaa ez Zitouna (a grande mesquita) é a maior de Túnis e o centro religioso mais importante da região. Foi fundada em 732 e reconstruída no século IX.

Em Túnis há outras mesquitas que valem à pena a visita: Ksar (construída em 1106), Kasbah (1235), Sidi Youssef (1616), Hammouda Pacha, (séc. XVII) e Tintores (1716).


Entre Cártago e Djerba
No lugar que ocupava a antiga Cártago, uma das cidades mais poderosas de sua época, está hoje uma região repleta de encantos e riquezas variadas. À beira de um mar com água turquesa e que às vezes relembra uma lagoa exótica, está uma sucessão de pequenas cidades (La Marsa, Sidi Bou Saïd, Cártago) que formam o elegante arredor da capital, dedicada ao ócio e à cultura; moderna, porém sempre vinculada à determinada arte de viver.

As cestas dos vendedores de jasmins, no verão, perfumam todos os cantos das ruas. Os cafés são acolhedores e se abrem a terraços inundados pelo sol, como acontece com o famoso Café das Nattes de Sidi Bou Saïd e com o Café Safsaf en La Marsa.

Inúmeros restaurantes de boa qualidade oferecem culinária embalada pelos sabores do mar, com raízes originárias de um patrimônio culinário ancestral.

A ilha de Djerba é um marco para as diversas atividades esportivas e encanta os turistas com sua suavidade e suas paisagens paradisíacas.


Mergulhos, passeios pelo Saara e Stars Wars
O país oferece também locais incríveis para a prática de mergulho (considerado por profissionais como um dos melhores lugares do mundo para sua prática). Além disso, pode-se praticar diversos esportes aquáticos. No caso do mergulho, indicamos Tabarka e, para um passeio pelo litoral, os portos de Sidi Bou Said ou Kelibia.

Pertinho do deserto, a Túnis meridional está coberta por terras avermelhadas e areias douradas das quais surgem povos fortes que vivem à beira das montanhas magníficas. Além da grandeza desoladora de Chott el Jerid, o deserto do Saara aparece como rei, deixando vez ou outra que uma vida nasça em oásis especialmente acolhedores.

Um oceano de dunas de tons róseos e alaranjados se estende até o horizonte, quando se funde lentamente com o enorme sol avermelhado. Ali, na ondulação das areias com sombras crescentes, a silhueta de uma caravana de dromedários se revela a única presença de vida neste universo mineral.

Dentre os museus mais interessantes destacamos os seguintes: o Palácio Ennejma Eazzaha, o arqueológico de Susa, o Bardo, o Chemtou, o Mahdia e o de Djerba.

Os apaixonados pela saga intergaláctica de George Lucas estarão no céu, uma vez que são diversos os cenários por onde ele passou e onde os restos mais ou menos conservados que esperam os visitantes. Em homenagem ao sul da Tunísia, que parece ter conquistado George Lucas, deu-se o nome de Tatooine, um dos planetas da saga – uma derivação do nome da cidade de Tataouine.


Gastronomia
Como os países da bacia mediterrânea, a cozinha da Tunísia utiliza azeite de oliva e tomates em grandes quantidades, assim como os frutos do mar e cordeiro. A influência, na verdade, vem de vários povos, principalmente os árabes, os turcos e os italianos.

O prato nacional mais famoso e o cuscuz. Com cordeiro, frango ou peixe, o prato típico da região é delicioso! Entre as receitas à base de carne, o prato regional que mais surpreende é o "melloukhia". Uma boa dica também é provar os "briks".

Como em todos os países do Mediterrâneo, são servidos petiscos antes da refeição principal: pistaches, amêndoas, caquis, azeitonas pretas e verdes, pequenas saladas locais, ovas de peixe, entre outros.

A confeitaria local, em geral feita com mel ("makrouds", "samsas", "baklavas", "gharaibas"), contém apenas frutos secos como datas, amêndoas ou avelãs.


Os hammam

Os hammam (piscinas públicas) fazem parte das principais atividades dos que vivem na Tunísia, como em todo o norte da África e do Oriente Próximo. São considerados locais apropriados para tomar banho, ou apenas relaxar e bater papo. Todas as cidades possuem pelo menos um hammam.


Para viajar, o melhor é optar pelos meses de primavera ou inverno, e tentar evitar os meses de janeiro a março. Cuidado também com as datas do Ramadan, que às vezes pode comprometer o funcionamento normal de alguns serviços e estabelecimentos.

A Tunísia é, certamente, um destino muito encantador e com os luxos da vida moderna.





Rafael Paniagua



Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa afiliados Área do parceiro Publicidade Imprensa Contato RSS