Entre o luxo e a ecologia
créditos: Garonga Safari Camp

Entre o luxo e a ecologia

São tempos difíceis para o meio ambiente (na verdade, desde o século passado). Está cada vez mais complicado encontrar lugares belos e conservados, afastados da nefasta ação do homem. Não obstante, há alguns anos foram descobertas algumas propostas que transitam no caminho oposto da massificação e da falta de preocupação com a conservação do meio ambiente.

É o caso dos hotéis sustentáveis, que buscam utilizar recursos que permitam o uso eficiente de energias renováveis, arquitetura sustentável e a colaboração com as populações locais.

Ainda podemos encontra-los em várias partes do mundo, pois por sorte é um setor em alta no momento, mas nesta ocasião nos focamos exclusivamente em suas localizações e instalações para selecionar os mais belos e espetaculares hotéis eco friendly do mundo.

Na África, é possível encontrar diversos estabelecimentos sustentáveis, porém entre todos eles destaca-se o Garonga Safari Camp, na África do Sul. Reconhecido por diversos prêmios, busca continuamente um desenvolvimento sustentável e o respeito pelo meio ambiente, em um lugar que merece atenção especial. Placas solares, sistema de gás natural, tratamento de água e suas próprias estufas são algumas das características adotadas pelo hotel, que tem quartos bem iluminados, sala de massagem e um terraço de observação onde é possível dormir olhando as estrelas – isso sem mencionar todas as rotas de safári que oferecem aos turistas para a contemplação dos “cinco gigantes” (elefante, búfalo, leopardo, rinoceronte e leão).

Nas terras altas do Vale Central da Costa Rica, está Finca Rosa Blanca, um hotel luxuoso, com plantação de café incluída, que há mais de 20 anos oferece sua hospitalidade, com luxo e sustentabilidade. Membro da The Long Run Alliance, com a qual se compromete a respeitar os 4 Cs: conservação, comunidade, cultura e comércio, conta com energia solar, sistemas elétricos subterrâneos, reciclagem, programas de doação humanitária, roupas de cama feitas com fibras de bambu e a aquisição de produtos locais, entre outras boas práticas.

Outro paraíso na Terra, desta vez, no Vietnã. O Six Senses Con Dao está desenhado para minimizar a pegada ecológica e proteger o meio ambiente ao oferecer todos os seus serviços, como tratamentos de spa e esportes aquáticos, entre outros. O incrível spa, rodeado por jardins tropicais, fica entre as montanhas Lo Voi e conta com diversas salas de tratamento, tanto exteriores quanto interiores, um pavilhão para a prática de ioga e outro para o hammam.

Em uma conhecida ilha do Caribe está o clássico Spice Island Beach Resort. Com três décadas de existência, este hotel em Saint George (Grenada) conta com um time de ecologistas voltado à utilização e atualização de todas as boas práticas para o meio ambiente: compostagem natural, plantação de árvores, energia solar, planta de dessalinização, produtos de limpeza ecológicos, entre outros.

Voltamos à Ásia para absorver outra forma de natureza. Ao norte da Tailândia, o Lisu Lounge, na província de Chiang Mai, está em meio à selva e colabora com as tribos locais de tal forma, que 100% dos seus produtos para cozinha são fornecidos por elas, além de intervir na gestão turística. As estruturas dos albergues são construídas com materiais naturais e o aproveitamento dos recursos energéticos é uma de suas principais preocupações. Por isso, o local não possui ar-condicionado e aproveita a elevação do terreno para que a facilidade tecnológica não seja necessária.

Às margens do Lago di Garda, em Gargnano, na Itália, está um dos hotéis sustentáveis mais charmosos da Europa. O Lefay Resort conta com um excelente spa e pacotes promocionais para os que desejam programar uma fuga inesquecível a este ponto na Riviera dei Limoni. Desenhado para fundir-se com a natureza, em um parque de 11 hectares, aproveitando as espetaculares vistas de seu entorno, com revestimento de madeira orgânica, utiliza energia renovável para causar o mínimo de impacto sobre o meio ambiente.

Situado entre o bosque tropical do Norte de Queensland, na Austrália, e a grande barreira de corais na reserva natural de Port Douglas, o Thala Beach Lounge é formado por cabanas individuais em um ambiente único. Os guias que fazem as rotas oferecidas pelo hotel são biólogos e profissionais que têm o cuidado de interferir o mínimo possível nos arredores. Além disso, em suas instalações há um observatório astronômico. Um lugar dos sonhos lá do outro lado do mundo!

Para finalizar, deixamos a seguinte reflexão: vocês não gostariam de deixar o mundo um pouquinho melhor do que está?

 

Rafael Paniagua



Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa afiliados Área do parceiro Publicidade Imprensa Contato RSS