Belize: o espetáculo do Caribe
créditos: Dollar Photo Club

Belize: o espetáculo do Caribe

Belize, que fica entre o México e a Guatemala, tem o inglês como idioma oficial, ainda que a maioria das pessoas sejam bilíngues (o espanhol também é lecionado nas escolas). Outros idiomas de origem indígena também são utilizados.


Com nome supostamente de origem maia, Belize não foi colonizada até o século XVII, com a chegada de ingleses e escoceses (entre eles muitos piratas) que comercializavam madeira para a produção de tintas. Não obstante, foi apenas em 1981 que Belize conquistou sua independência (da Guatemala), tornando-se um dos países mais jovens da América Central.

É possivelmente um dos lugares menos conhecidos, o que pode ser visto como vantagem, uma vez que conseguiu preservar suas grandes riquezas naturais. Belize é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza, repleto de praias, rios, lagoas, ilhas (mais de 450) e uma coleção de vestígios arqueológicos de imenso valor. Vale a pena conhecer “El Castillo” em Xunantunich e “Caana” em El Caracol.

Sem ser um destino barato (diferentemente das regiões da Guatemala e da zona Sul do México por causa da grande oferta turística, especialmente em Cancún), Belize conta com uma ampla gama de opções de acomodação. Os restaurantes não são tão caros, com exceção daqueles focados especialmente em turistas, e as agências de viagem oferecem diversas opções de passeios, incluindo os de turismo arqueológico, de aventura ou esportes aquáticos.


O grande buraco azul
Distante uns 100 quilômetros da capital está uma maravilha que foi descoberta por Jacques Yves Cousteau. O buraco tem forma circular e conta com mais de 300 metros de largura e 123 metros de profundidade. Se formou como um sistema de cavernas de calcário durante o último período glacial, quando os níveis do mar eram muito mais baixos. Como o mar começou a subir novamente, as cavernas foram inundadas e o teto desabou. Acredita-se que este foi o maior fenômeno deste gênero em todo o mundo. O grande buraco azul faz parte do sistema de reservas da barreira de recifes de Belize e é considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO. Certamente um lugar imprescindível para os amantes do mergulho (há diversas empresas que organizam viagens e alugam equipamentos para que turistas possam conhecer este fantástico reduto natural).


Gastronomia
A gastronomia de Belize se inspira nas culinárias mexicana e caribenha. Os ingredientes básicos são o arroz e o feijão, consumidos com carne de frango, vitela, peixe ou verdura e outros alimentos regionais como os tamales, o pozol e os panuchos. O leite de coco e a banana frita acrescentam sabor genuinamente tropical aos pratos. As receitas tradicionais mais exóticas incluem carnes de tatu, veado e paca.

Outro prato tradicional é a sopa de caracol marinho (em inglês, chamada de conch soup), que possui sabor bastante peculiar e consistência espessa, completa por ingredientes como quiabo, batata, batata doce, mandioca e farinha torrada.


Clima
Devido à sua localização geográfica, o clima da região é bastante parecido durante todo o ano. Sempre é melhor evitar os meses de janeiro e fevereiro, uma vez que podem trazer chuvas bastante fortes. Eventualmente também se pode sentir os efeitos da cauda de algum furacão, ainda que não seja um lugar tão exposto como a região Sul do México. Mais para o interior, com lindas reservas naturais e arqueológicas, fica um pouco mais fresco à noite, porém sem exageros. Por isso recomendamos roupas de verão, apropriadas para um país caribenho. Os melhores meses para visitação são de abril a junho e de setembro a novembro, com menos turistas e mais privacidade.


É um ótimo lugar para se visitar, até por ser um local não muito procurado por visitantes. Além disso, a visita a Belize pode fazer parte de um roteiro mais amplo, incluindo a América Central e o México. Vida tranquila, povo simpático, natureza selvagem… Um desses lugares estranhos pelos quais temos a obrigação de passar ao menos uma vez na vida.




Rafael Paniagua



Sobre o Bella Politica de Privacidade Política de Cancelamento Programa afiliados Área do parceiro Publicidade Imprensa Contato RSS