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créditos: Getty Images
Cuidados pós Réveillon

Cuidados pós Réveillon

Não são apenas as mulheres que tomam alguns cuidados após as festas de final de ano. O exagero das ceias de Natal e Réveillon pode ser sentido na balança bem depois das festas e, para isso, nada melhor que alguns cuidados com a alimentação e um pouco de descanso para voltar ao normal (ou quem sabe pra começar uma dieta?).

É irresistível aquela mesa cheia de guloseimas nas festas de dezembro. E alguns dos itens, como é o caso da deliciosa rabanada, são feitos somente nesta época. Ainda bem! Já que se trata de uma bomba calórica, é bom mesmo deixarmos apenas para datas especiais. Além disso, há também doces, tortas salgadas, panettone, pernil... sem falar nas almejadas bebidas, é claro.

Aproveitou bem a fartura? Pois bem. Passada a virada, é hora de cuidar da saúde!

A dieta líquida, de desintoxicação, está na moda. Quem já fez diz que o resultado é ótimo, principalmente depois de alguns excessos. Feita para quem precisa desinchar, o detox combina alimentos poderosos em sucos que sustentam muito bem. Dentre os ingredientes mais comuns estão a couve e outras folhas verdes em geral, frutas como pera e abacaxi, grãos, sementes e castanhas. O efeito diurético do detox elimina a retenção de líquidos e ainda dá uma força extra à pele e aos cabelos.

O chá gelado é uma das melhores alternativas para elevar a queima do metabolismo. A combinação de chás como os de cavalinha e espinheira santa ajuda na queima de calorias e na eliminação de gorduras localizadas através da aceleração metabólica. Outra boa pedida é o chá verde com gengibre, um termogênico excelente. Limão também pode ser adicionado à receita. O ideal é não adoçar estes chás (mesmo com adoçantes), pois o amarguinho que sentimos no paladar é o que realmente dá resultado.

Como a hidratação faz parte da temporada de verão, águas aromatizadas também podem ser ótimas alternativas. Coloque folhas de hortelã, sementes de romã ou cerejas dentro de garrafas de água mineral e deixe descansar por 24 horas. Além de se hidratar, você proporciona ao seu corpo os benefícios de cada alimento, com sabor suave e refrescante. A cereja ajuda com noites bem dormidas pois tem melatonina, substância responsável pelo sono.

Quem não resiste aos aperitivos na hora da cervejinha, pode optar por aqueles mais leves. Aposente o bowl de amendoim e encha um prato com queijo branco, frutas secas e palitinhos salgados. Você pode pesquisar no supermercado os salgadinhos dietéticos, assados e com pouquíssimas calorias. Ao invés do queijo prato, prefira o branco (lembre-se que o queijo, quanto mais amarelo, mais gorduroso). E nada de escolher as frutas cristalizadas, cheias de açúcar. Opte por ameixas secas, damascos e cerejas naturais (não em conserva).

Aproveite também para fazer uma reeducação alimentar. Troque os molhos calóricos da salada por misturas de sucos de limão siciliano e ervas, grelhe as carnes ao invés de fritá-las, tome mais sucos do que refrigerantes. O calor pede alimentos mais leves e, para ajudar o corpo neste upgrade de começo de ano, nada melhor que uma dieta saudável e balanceada.

O ideal é marcar uma consulta com um nutricionista, que vai ajudar você a encontrar um caminho entre o prazer da mesa e seu físico ideal. Por enquanto espero que as dicas sejam úteis e que te ajudem a começar 2013 com o pé na saúde. Feliz ano novo!




Mariana Goulart



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