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créditos: Getty Images
Quebre preconceitos: Pilates para homens

Quebre preconceitos: Pilates para homens

Corpo musculoso, barriga trincada, braços definidos. Esse é o grande objetivo de praticamente todos os homens que praticam musculação e, se perguntarem a eles se trocariam a musculação por uma outra atividade que oferece os mesmos benefícios (e outros que vão além do treino com pesos), com toda certeza ouviríamos um NÃO.

No pensamento da maioria dos homens são as mulheres ficam com os exercícios mais leves, como caminhada na esteira, aulas mirabolantes de ginástica com bolas e caneleiras, exercícios com pouco peso e até o tal do – agora muito famoso - Pilates. É aí que nos enganamos. Homens têm a ideia fixa de que sempre devem submeter o corpo ao máximo esforço para serem grandes e musculosos. Este é o grande erro do público masculino.

Não é à toa que o Pilates é hoje um dos exercícios mais praticados em todo o mundo, adotado por muitos artistas, modelos e esportistas que não têm medo de exibir seu corpos esculturais na mídia. Não custa deixar o preconceito de lado e ir à luta – ou melhor, ao Pilates – para experimentar.

O Pilates ganhou popularidade com as mulheres, porém a técnica foi desenvolvida originalmente por um homem (Joseph Pilates, na Alemanha) e aplicada e difundida, em seu início, para atender exigências de treinamento para um público masculino.

O método gera grande aumento de força e alongamento de todos os grupos musculares, resultando em um desenvolvimento equilibrado, sem sobrecargas indesejáveis, e combatendo a tendência masculina de se concentrar apenas no treinamento de alguns grupos musculares específicos - o que ocorre na prática da musculação, com grande sobrecarga, principalmente em nossas articulações.

O repertório de exercícios do Pilates é muito variado, causando um grande desafio à musculatura masculina não apenas com o ganho de força, mas também com o controle, com a flexibilidade e o equilíbrio. Através de movimentos coordenados e precisos, o exercício proporciona, ao mesmo tempo, melhora do condicionamento físico, correção postural e desenvolvimento de uma musculatura abdominal forte e bem trabalhada. A prática ativa músculos abdominais profundos, criando um centro de força (core) extremamente forte e definido. Certamente o caminho certo para a barriga tanquinho.

Vale ressaltar que, para aqueles que não gostam de ambientes tumultuados e agitados como a maioria das academias, o Pilates é praticado em studios climatizados, podendo as aulas serem individuais ou em pequenos grupos.



Benefícios no Esporte
Entre os atletas do sexo masculino, a prática tem sido difundida cada vez mais rapidamente. Seus benefícios são inúmeros e incluem desde a melhora da flexibilidade e do equilíbrio, até mudanças de aspectos como coordenação, resistência, velocidade, concentração e agilidade. Além disso, um vasto número de atletas de esportes variados perceberam a eficácia do Pilates para tudo - de prevenção de lesões à recuperação e ao fortalecimento de todo o corpo.

Todo esporte tem seus próprios padrões distintos de movimentos, e cada modalidade utiliza músculos específicos, enquanto praticamente ignoram outros. É daí que surgem riscos de desequilíbrio muscular, deixando o corpo mais propenso a lesões. Isso ocorre no tênis, nos esportes que envolvem movimentos unilaterais, assim como em esportes de forte impacto - como o rugby -, que exige elevado nível de condicionamento físico e uma boa variedade de movimentos, força e resistência em torno de certas articulações.

Outro exemplo de esporte em que o método Pilates vem sendo trabalhado é futebol. Inúmeros jogadores procuram a atividade para melhorar a eficácia em campo e diminuir os riscos de lesões relacionados ao core enfraquecido. Com a prática constante, a musculatura abdominal fica mais fortalecida e alongada melhorando, assim, o controle, a flexibilidade e o equilíbrio do corpo. O Pilates ainda reduz o risco de contusões, muitas vezes presentes em praticantes de esportes que exigem grande esforço físico.


Devido a esses aspectos, a quantidade de adeptos ao Pilates aumenta constantemente em função dos seus mais variados benefícios, aos quais podemos também destacar:

- Desenvolvimento harmônico de todo o corpo, tornando-o forte e flexível, exigindo sempre o máximo controle dos músculos
- Aumento da capacidade respiratória
- Melhora da circulação sanguínea
- Desenvolvimento de uma musculatura abdominal forte e bem trabalhada (core)
- Melhora da qualidade de vida e da performance esportiva
- Prevenção de lesões e eliminação de dores
- Recuperação de problemas músculo-esquelético causados por sobrecarga
- Trabalho da percepção do corpo e da mente
- Redução do stress, alívio de tensões e ganho de energia
- Restauração do alinhamento postural
- Melhora dos níveis de consciência corporal e da coordenação motora



Pilates e o Sexo
Outro benefício importante proporcionado pelo Pilates é a melhora da prática sexual. Durante os exercícios, exige-se muito da musculatura pélvica dando, assim, um maior controle sobre a área, o que proporciona o aumento do prazer sexual. Uma musculatura pélvica fortalecida equivale a orgasmos mais intensos à sustentação do ato sexual por muito mais tempo – o que torna o sexo mais ativo, longo e prazeroso.

Isso sem falar na flexibilidade que muitas posições exigem! Após algum tempo praticando Pilates, você certamente ooderá realizar aquelas posições do Kama Sutra com as quais sempre sonhou. Fica a dica!

Agora, deixe a preguiça e o controle remoto de lado, saia do sofá e mexa-se! Por tudo o que mencionei acima, dá para perceber que o Pilates está aí para nos ajudar.

Vale lembrar que uma alimentação equilibrada, atividade aeróbica ao menos três vezes por semana e a prática de Pilates (que pode ser no solo ou em aparelhos) formam a combinação perfeita! Procure um studio ou academia que trabalhe com profissionais qualificados e dê adeus ao preconceito. Bons treinos e até a próxima!



Ygor Bueno Barbosa